Sobre mim

Sou Rafael Domingues, músico e cantor há mais de doze anos. Sou um educador e apaixonado pelas formas como o som se propaga e encontra as pessoas.
Trabalho como educador musical há oito anos, unindo prática artística à minha formação pedagógica, buscando inspirar e acompanhar diferentes trajetórias formativas, desde crianças pequenas, jovens, adultos e o público 50+.

Multi-instrumentista, ensino canto e técnica vocal, violão e piano popular.
Unindo minha formação em pedagogia, trabalho com musicalização para crianças e pessoas com deficiência. Atuei como professor de música e regente em escolas do setor público e privado da cidade de Marília, tendo experiência com o sistema Poliedro e a pedagogia Waldorf, no Colégio Esquema Único e na Escola Jequitibá Rosa.
Lecionei como professor da rede estadual e municipal na cidade de Marília, tendo contato com alunos de todas as etapas da educação escolar (do ensino infantil ao nível médio).

No terceiro setor, integrei a equipe de educadores de projetos culturais, como o “Acordes da Esperança” e o “InspirArte”. Atualmente, sou proponente do projeto “Conectividades, Dança e Afeto”, todos aprovados pela Secretaria Estadual da Cultura, PROAC/SP.
Em oito anos trabalhando com educação musical, já tive mais de mil alunos.
Sou formado em Pedagogia e estou sempre buscando aprender e evoluir como músico, educador e ser humano, por meio de meus estudos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento — música, canto, educação emocional e filosofia.

Participei de eventos, congressos, encontros e oficinas, com referências em suas áreas de atuação, nomes como Mário Sérgio Cortella, Mozart Melo, Enny Parejo, Cristal Veloso, Ariel Coelho, Hamilton de Holanda, Márcio Eiras, Thalita Mendes, Maive Arndt e outros profissionais que me ajudaram a pensar a música como ferramenta de expressão, inclusão e afeto.

Acredito que ensinar música é criar contextos de aprendizado acolhedores, de escuta, cuidado e descoberta. Onde, por meio da expressão musical, os estudantes se tornem mais humanos, se desenvolvam, superem seus desafios e, assim, construam e aprimorem a técnica musical.